Idoso morre vítima de gripe A em Porto Alegre
capa

Idoso morre vítima de gripe A em Porto Alegre

Homem tinha 76 anos e havia se vacinado contra a Influenza

Por
Samantha Klein

Número de mortes por gripe em 2019 aumentou para nove, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde

publicidade

Um homem de 76 anos morreu vítima de Influenza em Porto Alegre. A morte ocorreu no último sábado, mas a Secretaria Estadual da Saúde confirmou o caso somente nesta quarta-feira. O laudo do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen/RS) foi entregue à Pasta no final da tarde desta terça-feira.

O idoso tinha se vacinado contra a gripe, mesmo assim não resistiu ao vírus. O paciente, que ficou internado no Hospital Conceição, tinha quadro de cardiopatia e sofria de diabetes. Os sintomas foram constatados ainda no dia 7 de junho. Com essa morte, chega a nove o total de vítimas da Influenza no Rio Grande do Sul.

A campanha de vacinação terminou no final de maio, mas algumas unidades de Saúde da Capital ainda têm doses da vacina. A Secretaria Municipal centralizou cerca 15 mil doses em 14 postos. Há uma semana foi confirmada a morte de outro homem por contaminação pelo vírus no Noroeste do Estado. No caso, a vítima, um morador de Santo Ângelo, tinha 55 anos e não tinha se vacinado contra a gripe. 

Ainda nesse ano, uma menina de 11 meses foi vítima da Influenza A. Exames laboratoriais confirmaram infecção por H3N2. A criança não tinha sido vacinada.