Instituto Penal de Charqueadas está impedido de receber presos

Instituto Penal de Charqueadas está impedido de receber presos

Juiz acatou pedido de interdição feito pela MP devido à falta de segurança

Correio do Povo

publicidade

O juiz da Vara de Execuções Criminais da região Metropolitana, Sidinei Brzuska, determinou a interdição imediata do Instituto Penal de Charqueadas nesta terça-feira. Ele acatou pedido do Ministério Público do Estado (MP/RS), que havia solicitado nessa segunda a proibição da entrada de novos presos em razão de falta de segurança.

A Promotoria de Justiça de Controle e Execução Criminal do MP apontou que quatro homicídios qualificados e uma tentativa de homicídio foram registrados no local em cerca de dois anos. Além disso, há metade da quantidade necessária de agentes penitenciários; conflitos de facções criminosas; e média de 25 fugas por mês – desde o começo do ano, 176 presos fugiram da unidade.

Na decisão, que vale pelo período de 30 dias, o magistrado alega colapso no sistema semiaberto, onde houve perda de centenas de vagas desde 2010. Além da instituição, outras também são afetadas pelo problema. O documento cita a interdição dos pavilhões D e E do Instituto Penal Pio Buck, em Porto Alegre, em razão de falta de segurança, em outubro de 2010; o incêndio do prédio principal do Instituto Penal Irmão Miguel Dario, também na Capital, em agosto do mesmo ano; a interdição do prédio principal da Colônia Penal Agrícola de Venâncio Aires, por problemas de segurança em junho deste ano; e a falta de lugar para recolhimento de mulheres do regime semiaberto na Vara de Execuções Criminais (VEC) de Novo Hamburgo.

Em 10 dias, a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) deve se manifestar sobre as medidas a serem adotadas para sanar os problemas no Instituto Penal de Charqueadas, informando em quanto tempo pretende reabrir as vagas perdidas. Após o prazo, Brzuska decidirá sobre a manutenção do funcionamento ou o fechamento definitivo da casa prisional. Além disso, a Susepe deverá comunicar sobre as ações para conter fugas no Instituto Penal de Viamão, onde em três anos foram 2.595 foragidos.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895