Geral

Novo presídio deve ser construído em Rio Grande

Município é a principal alternativa da Susepe após cancelamento das obras em São Leopoldo

A cidade de Rio Grande, na zona Sul do Estado, é a alternativa principal da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) para a construção da casa prisional que seria erguida em São Leopoldo, no Vale dos Sinos. O novo presídio, de regime fechado, deve ser construído no mesmo espaço da futura ala feminina da Penitenciária Estadual de Rio Grande. A ideia é ampliar o número de vagas com uma prisão anexa.

Superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, disse que já havia uma negociação com o município. “Rio Grande está se mostrando sensível à carência de vagas no sistema prisional do Estado. Por enquanto, é uma tratativa que está em negociação. O interesse em relação ao município já existia e se tornou a alternativa principal após o cancelamento da obra em São Leopoldo. A definição deve sair até o fim do mês”, explicou.

São Leopoldo tinha como prazo o final deste mês para definir se liberava ou não a área no Morro de Paula, de posse do governo do Estado, destinado para a construção do presídio. A prefeitura, no entanto, não emitiu a licença para o terreno sob a alegação de que o espaço ficar perto do distrito industrial da cidade apontando um espaço no bairro Arroio da Manteiga como o ideal para a casa. Planejado há 16 anos, quando o governo do Estado comprou o terreno no Morro de Paula em São Leopoldo, o novo presídio conta com recursos de R$ 18 milhões.

Bookmark and Share