Porto Alegre fica com 6.480 doses das vacinas para imunização infantil

Porto Alegre fica com 6.480 doses das vacinas para imunização infantil

A aplicação simultânea terá início na quarta-feira, dia 19, em todo o Estado

André Malinoski

Aplicação das vacinas pediátricas começa na quarta-feira

publicidade

A Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi) começou o repasse para os municípios gaúchos das doses para a imunização do público infantil nesta segunda-feira. Das 59.100 doses, um total de 6.480 será destinado para Porto Alegre, o que equivale a 10,9%. As demais 52.620 doses serão repartidas entre as demais cidades. A aplicação simultânea terá início na quarta-feira, dia 19, em todo o Estado. 

O primeiro público contemplado com a vacina será de crianças entre cinco e 11 anos com comorbidades (como diabetes, hipertensão, asma ou meninos e meninas imunossuprimidos), ou com alguma deficiência permanente. No segundo grupo, aparecem crianças indígenas e quilombolas, enquanto fazem parte do terceiro aquelas que vivem em lares com pessoas com alto risco para evolução grave da doença. No quarto grupo, estão as crianças sem comorbidades por ordem decrescente de faixa etária.

“Trabalhamos de forma intensa capacitando e certificando vacinadores, além de avaliar junto com municípios os planos de operacionalização locais. Tudo para garantir atendimento qualificado, com segurança e planejamento na aplicação das vacinas pediátricas. Todas as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) serão seguidas”, explica a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.

A vacinação infantil não tem necessidade de prescrição médica por escrito, mas precisa da companhia de mãe, pai ou responsável no momento da aplicação. O intervalo definido para a imunização é de oito semanas. As vacinas da Pfizer para uso pediátrico foram recebidas do Ministério da Saúde na sexta-feira passada. Todo o lote está sendo enviado às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) via terrestre entre esta segunda e terça-feira.

O RS receberá na madrugada desta terça-feira mais 59,1 mil doses de vacinas pediátricas da Pfizer, que foram antecipadas para distribuição pelo Ministério da Saúde. Elas integram uma carga de mais de 1,2 milhão de doses que chegaram ao Brasil na manhã desse domingo, em Campinas (SP). De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o lote deverá chegar no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, para depois seguir em direção à Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895