Porto Alegre inicia aplicação da segunda dose da vacina da Astrazeneca

Porto Alegre inicia aplicação da segunda dose da vacina da Astrazeneca

Período entre as duas aplicações foi encurtado para dez semanas

Felipe Samuel

publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS) deu início, na tarde desta terça-feira, à aplicação da segunda dose da vacina da Astrazeneca para quem recebeu a primeira dose do imunizante há, no mínimo, dez semanas. De acordo com a prefeitura, a população pode buscar uma das 32 unidades de saúde ou 21 farmácias parceiras para completar o esquema vacinal, que foi antecipado.
 
Os locais podem ser conferidos no site da Prefeitura. De acordo com a SMS, a decisão de antecipar a aplicação da segunda dose de 12 para 10 semanas foi pactuada entre Estado e municípios em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na última segunda-feira. O Governo do Estado anunciou que irá distribuir 308.575 doses da vacina Astrazeneca aos municípios gaúchos, nesta quarta-feira, para viabilizar a imunização.

A prefeitura informa que a mudança tem o objetivo de garantir uma melhor resposta imune à variante Delta, uma vez que apenas uma dose apresenta efetividade reduzida contra esta variante. Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identidade e a carteirinha de vacinação.
 
Com relação à aplicação da segunda dose da Pfizer/Comirnaty, até o início de agosto, não há ninguém apto a receber a vacina com o novo intervalo. Na próxima remessa que chegar ao Estado, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), deverão ficar reservadas 108.930 doses deste fabricante para aplicação na população.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895