Redução do intervalo entre doses da AstraZeneca aumenta movimento nos postos de Porto Alegre

Redução do intervalo entre doses da AstraZeneca aumenta movimento nos postos de Porto Alegre

Capital conta com 44 pontos de imunização nesta quarta-feira

Cláudio Isaías

publicidade

Com a redução do intervalo de dez para oito semanas para aplicação das doses da AstraZeneca, o movimento nos 44 pontos de vacinação em Porto Alegre contra a Covid-19 se intensificou nesta quarta-feira. Na unidade de saúde São Carlos, no bairro Agronomia, na zona Leste, e no Centro de Saúde Santa Marta, no Centro Histórico, foram registradas filas antes da abertura dos postos de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) manteve a  primeira dose da imunização para adolescentes com 12 anos ou mais no shopping João Pessoa, no Largo Glênio Peres, em cinco farmácias e em 36 unidades de saúde. Os postos de saúde do Belém Novo, Diretor Pestana, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza funcionam até as 22h. 

O Rolê da Vacina foi realizado na Igreja Universal, na rua Comendador Manoel Pereira, no Centro. Para receber a vacina, foi necessário apresentar documento de identidade com CPF. O intervalo de aplicação da dose da Pfizer é de oito semanas. Puderam buscar a segunda dose do imunizante às pessoas vacinadas até o dia 24 de agosto. Na unidade de saúde São Carlos, mais de 70 pessoas estavam na fila aguardando para receber a aplicação da primeira dose, da segunda (AstraZeneca, Pfizer e Coronavac) e da dose de reforço. O aposentado Marcelo Ferreira dos Anjos, 74 anos, disse que além da terceira dose segue com todos os cuidados de prevenção como o uso de máscara e do álcool em gel. "É importante que as pessoas se vacinem e que mantenham o distanciamento social", ressaltou.

Com relação à segunda dose de AstraZeneca foi reduzido de dez para oito semanas o intervalo de aplicação das doses. A mudança começou a valer a partir desta quarta-feira. Assim, poderão buscar a segunda dose quem se vacinou com o imunizante até o dia  25 de agosto. Para a Coronavac, será mantido o intervalo de 28 dias. Quem recebeu a primeira dose até o dia 22 de setembro (Coronavac) já pode completar o esquema vacinal. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

Poderão receber a dose de reforço pessoas com 60 anos ou mais vacinadas e profissionais de saúde com a segunda dose até 20 de abril, além de imunossuprimidos com esquema vacinal completo até 22 de setembro. Para profissionais receberem a terceira dose, é preciso apresentar documento de identificação, carteira de vacinação com o registro das duas doses e comprovante do registro no Conselho de Classe. Já imunossuprimidos também devem apresentar comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895