Risco de esgotamento de 2ª dose da vacina “não é motivo para preocupação”

Risco de esgotamento de 2ª dose da vacina “não é motivo para preocupação”

Em nota, Prefeitura de Porto Alegre afirmou que estoque deve durar até a próxima quarta-feira

Correio do Povo

Vacinação chega ao público de 65 anos em Porto Alegre

publicidade

Após prever para esta semana esgotamento do atual estoque de doses para segunda aplicação da vacina contra a Covid-19, a Prefeitura de Porto Alegre divulgou uma segunda nota procurando tranquilizar a população diante do “possível esgotamento nos próximos dias” anunciado antes. Mais cedo, a Diretoria de Vigilância Sanitária previa a paralisação da vacinação da segunda dose até a próxima quarta-feira. 

“Não há motivo para preocupação diante do possível esgotamento nos próximos dias das vacinas para segunda dose (Coronavac) contra Covid-19. Apesar da quantidade menor enviada pelo Ministério da Saúde para segunda dose nos últimos lotes, que gerou esta diminuição momentânea nos estoques, as remessas de vacinas tem sido semanais, garantindo de forma constante a reposição dos estoques e permitindo a continuidade da campanha de vacinação”, cita um trecho da nota divulgada na tarde desta segunda-feira. 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destacou ainda que não há risco de perda de efeito da primeira dose caso a segunda dose seja tomada além do prazo definido no cartão de vacinação. E orientou a população para que aguarde com “tranquilidade”, pois a imunização vai continuar e contemplar todos que necessitam. Para os profissionais de saúde, áreas de apoio, estudantes e estagiários do segmento, a orientação é que aguardem a reposição dos estoques nas farmácias, pois somente lá será feita a imunização destas categorias.

De acordo com a pasta, o número de pessoas que não tomaram a segunda dose no prazo ainda é incerto, pois há possibilidade de haver problemas nas notificações, muitos registros com profissionais de saúde podem não estar corretos no sistema. No período entre 9 e 25 de abril foram 79.582 pessoas tomando a segunda aplicação no município, segundo a SMS, que projetou iniciar nesta semana uma busca ativa por esse pessoal.

O secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, espera que até quarta-feira haja uma sinalização por parte do Ministério da Saúde sobre o envio dos próximos lotes. “As vacinas que tínhamos, estão terminando. Nós temos recebido sempre nas sextas-feiras de manhã cedo, mas essa semana ainda não informaram nada”, detalhou.

Nesta segunda, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, admitiu no Senado preocupação com o estoque para a segunda dose. “Em face do retardo dos insumos vindos da China para o Butantan, há uma dificuldade com essa segunda dose”, afirmou. Ele disse que a previsão é de que novas doses da vacina Coronavac só sejam distribuídas pelo Instituto Butantan daqui a 10 dias. A pasta deve emitir nos próximos dias uma nota técnica sobre a aplicação da segunda dose de vacinas contra a Covid-19.

De acordo com o painel de monitoramento de vacinação, Porto Alegre já aplicou a segunda dose da vacina em 164.886 pessoas – que representa 44,5% do grupo prioritário com a primeira dose. De acordo com os dados estaduais, o município aplicou até o momento 62,5% das 679.390 doses recebidas. Já o Estado dispõe de 13.588 doses de vacina em estoque.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895