RS atinge marca de aplicação de 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19

RS atinge marca de aplicação de 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19

Maior cobertura de imunização das duas doses da vacina está em trabalhadores da saúde

Correio do Povo

Maior cobertura de imunização das duas doses da vacina está em trabalhadores da saúde

publicidade

O Rio Grande do Sul ultrapassou, no início da tarde desta segunda-feira, a marca de 1 milhão de doses da vacina contra o coronavírus aplicadas na população gaúcha. Ao todo, conforme os dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 747.531 pessoas receberam a primeira dose e 261.582 já completaram a imunização com duas doses da vacina. Esse número representa a aplicação da primeira dose em 14,7% das pessoas que integram o grupo prioritário para a vacinação.

Desde o início da imunização, o Rio Grande do Sul já aplicou 64% das doses recebidas. Trabalhadores da saúde foi o grupo prioritário mais imunizado com as duas doses até o momento, com mais de 293 doses da primeira aplicação e mais de 132 mil da segunda e última dose. Os idosos, com faixa etária decrescente, já receberam mais de 412 mil doses da primeira aplicação e quase 100 mil da segunda. Além deles, estão sendo vacinados povos indígenas, pessoas institucionalizadas, pessoas com deficiência e, em alguns municípios, trabalhadores da segurança pública e da educação.

“Em vários grupos prioritários, como moradores e funcionários de instituições de longa permanência e profissionais de saúde que atuam diretamente na linha de frente do combate à Covid-19, por exemplo, já atingimos praticamente 100% das pessoas”, afirma a diretora do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde da Secretaria da Saúde (SES), Ana Costa. “A ampliação e aceleração da imunização, tão fundamentais neste momento crítico que vivemos, depende do envio regular e breve das vacinas pelo Ministério da Saúde, cumprindo os cronogramas anunciados.”

Na tarde desta segunda-feira, começam a ser distribuídas para as coordenadorias regionais de saúde (CRS) as 322.050 doses de vacinas enviadas sábado pelo ministério. “Peço celeridade aos municípios na aplicação, até com forças-tarefa, pois temos que correr para ampliar o número de pessoas vacinadas", disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann. Até este domingo, o Rio Grande do Sul contabilizava pouco mais de 16,8 mil mortes por Covid-19 e mais de 791 mil casos confirmados de coronavírus. 

Veja Também

 

 


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895