RS terá mudança radical de temperatura com chegada de frente fria nesta sexta

RS terá mudança radical de temperatura com chegada de frente fria nesta sexta

Alguns pontos do Estado podem rajadas de vento acima dos 70 km/h

Correio do Povo

publicidade

O Rio Grande do Sul registrará nesta sexta-feira uma mudança radical na temperatura com o avanço de uma massa de ar frio. Depois de uma quinta e madrugada quente, o Estado terá uma noite com marcas bem mais amenas, segundo informações da MetSul Meteorologia. 

Além da queda da temperatura, a massa de ar frio trará risco de temporais isolados e chuva irregular em diversas regiões do Estado. Muitas cidades que tiveram calor e abafamento no período da tarde terminarão o dia com ar mais gelado, que terá a companhia de rajadas de vento. Em alguns locais, a ventania ficará entre 40 km/h e 60 km/h, enquanto em outros pontos poderá passar dos 70 km/h. 

A sexta-feira começou com uma madrugada muito quente. Segundo a MetSul, em Santa Maria, a temperatura esteve acima dos 30ºC entre 1h e 4h. Teutônia teve marcas acima de 30ºC entre 2h e 4h da manhã com pico na estação oficial de 30,3ºC. Já em Campo Bom, as marcas passaram de 30ºC às 4h da manhã e seguiu até 7h com pico de 31,8ºC entre 6h e 7h de hoje. 

 

 

O calor incomum em parte do Rio Grande do Sul foi uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, um corredor de vento que precede a frente fria e se origina na Bolívia e no Centro-Oeste do Brasil, trazendo ar quente. Por isso, várias cidades de vales e serranas registraram vento Norte com rajadas no começo do dia. Em Teutônia, as rajadas passaram dos 70 km/h.

Final de semana 

A partir da chegada da massa de ar frio ao Estado, o resfriamento deverá aumentar no final de semana. No sábado, por conta do clima mais gelado, a instabilidade irá se afastar para áreas mais ao Norte e Nordeste do território gaúcho. Com isso, o sol irá predominar amanhã. 

O começo e o final do dia serão frios em todas as áreas. Já a tarde, conforme a cidade, será entre fria e amena mesmo com a presença do sol. Porto Alegre deve ter até 17ºC, mas em municípios serranos a tarde deve ter apenas entre 12ºC e 14ºC.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895