Um mutirão está sendo realizado, com convocação de funcionários para auxiliar na pulverização de locais identificados como foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Meira informou que deve convocar os vereadores, que estão em recesso, para fazer uma reunião extraordinária e autorizar a contratação emergencial de agentes de campo. "O decreto é justamente para contratar pessoas sem concurso", explicou o Meira.
A prefeitura também pedirá à comunidade que se organize para a limpeza de lugares com acúmulo de água, como pneus e telhas.
Princípio de epidemia
O secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, se dirige para o município nesta sexta-feira. Ele falou, em entrevista coletiva, que os casos já podem ser considerados como um princípio de epidemia.
“Já tivemos casos no ano passado e, obviamente, com a proliferação do mosquito, que vai se desenvolver, nós teremos mais casos no Rio Grande do Sul.”
Casos suspeitos
De janeiro até agora, foram notificados 17 casos suspeitos de dengue no município, sendo que dois foram descartados , dois confirmados e 13 continuam em investigação pelo Laboratório Central do Estado. No Rio Grande do Sul , em 2011, foram confirmados dois episódios importados: um em residente do município de Guaíba, que contraiu a doença no Pará e o outro, em residente de Montenegro, que contraiu a virose no Rio de Janeiro. No total, são 156 casos suspeitos no Estado.