Santa Casa de Porto Alegre fecha 41 leitos do SUS para conter crise financeira

Santa Casa de Porto Alegre fecha 41 leitos do SUS para conter crise financeira

Diretor de relações institucionais negou que exames não estejam sendo realizados

Samantha Klein / Rádio Guaíba

Antes do prazo estipulado, Santa Casa da Capital fecha 38 leitos SUS para conter crise financeira

publicidade

 Depois de anunciar a redução de 118 leitos SUS a partir de junho, o Complexo da Santa Casa confirmou, hoje, que 41 vagas já foram fechadas desde o começo do mês passado.  Ao longo do próximo mês, a meta deve ser alcançada gradativamente. A medida é uma forma de conter os prejuízos referentes aos atendimentos SUS realizados em 2013.

O diretor geral e de relações institucionais do complexo, Júlio Matos, negou que exames não estejam sendo realizados, mas confirmou que há protocolos mais rígidos de controle desde maio. “São melhores critérios para realização de exames, nenhum procedimento deixa de ser feito quando há necessidade. Cada paciente é atendido na integralidade. Mas estamos trabalhando com protocolos de controle na realização de exames conforme cada caso”, sustenta.

Paralelamente, a Santa Casa quer revisar a contratualização com a Secretaria Estadual da Saúde para diminuir o número de atendimentos realizados pelo SUS. Mais de 50 mil consultas eletivas e três mil cirurgias não serão realizadas a partir deste ano.

Já o Ministério Público vai instaurar um inquérito civil público para investigar a diminuição dos repasses aos hospitais filantrópicos do Rio Grande do Sul. A Secretaria Estadual da Saúde estabeleceu um corte mensal de R$ 43 milhões para as instituições.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895