Serviços começam a ser retomados em Porto Alegre

Serviços começam a ser retomados em Porto Alegre

Dmae recebeu insumos necessários para tratamento da água na cidade

Correio do Povo

Ônibus circulam com tabela de sábado na maioria dos horários

publicidade

Com a chegada de combustível em 94 postos de Porto Alegre, os serviços básicos estão voltando, aos poucos, a normalidade. A maioria dos hospitais está atendendo os pacientes nesta quarta-feira sem restrição, e as aulas estão sendo retomadas em escolas municipais e estaduais. A greve dos caminhoneiros chega ao décimo dia, sem previsão para ser encerrada, e com apoio dos petroleiros que paralisaram as atividades à meia-noite de hoje por 72 horas.

Confira como estão os serviços na Capital:

Transporte público

Nesta quarta-feira, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai manter 100% da oferta de ônibus nos horários de pico (dos primeiros horários às 8h30min e das 17h às 19h30min) e tabela horária de sábado no restante do dia, garantindo 80% das linhas de dias normais. As lotações circulam com tabela horária normal e não estão autorizadas a carregar passageiros em pé. Os táxis seguem funcionando e não podem realizar corridas compartilhadas.

Água

O Departamento Municipal de Água e Esgotos recebeu nesta terça-feira um carregamento de cloro, produto essencial para o tratamento de água na Capital. A operação de escolta iniciou-se segunda-feira, com o traslado do cloro da cidade de Guaíba até Nova Santa Rita, onde o produto foi acondicionado em cilindros. Com essa entrega o Dmae mantém o abastecimento regular de água na cidade.

Lixo

A coleta domiciliar é realizada normalmente na capital gaúcha. A estação de transbordo tem espaço para mais alguns dias sem transporte até Minas do Leão. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos orienta a população, no entanto, a fazer a separação correta dos resíduos. Cerca de 260 toneladas de recicláveis são enviadas como rejeitos e orgânicos junto com as cerca de 2000 toneladas geradas diariamente.

Educação

A maior parte das escolas municipais manteve aulas nesta terça-feira. Das 99 instituições de ensino, 85 ficaram abertas. A orientação é de que as aulas sejam mantidas nesta quarta, 30.

Guarda Municipal

Todo efetivo segue trabalhando normalmente nesta quarta-feira. São 480 agentes, 38 viaturas e uma média de cem atendimentos/dia que não foram alterados com a greve dos caminhoneiros.

Saúde

As Unidades Básica de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Porto Alegre mantém o serviço em funcionamento normal. Há vacinas disponíveis em todos os postos.

O Hospital de Pronto Socorro (HPS) e o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMPV) mantém o atendimento normal aos pacientes, assim como hospitais Moinhos de Vento, Vila Nova, Ernesto Dornelles, Santa Casa, Independência, Mãe de Deus, Divina Providência, Banco de Olhos e Cardiologia. Já o São Lucas, Grupo Hospitalar Conceição e Hospital de Clínicas de Porto Alegre precisaram suspender algumas cirurgias eletivas, mas seguem funcionando normalmente. O Gabinete de Crise está organizando comboio para garantir o transporte de lenha para os caldeiras do hospital.

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre recebeu insumos que possibilitam a retomada de transplantes que foram suspensos nesta segunda-feira, 28. Os procedimentos ficaram suspensos por oito horas, não gerando prejuízo a pacientes.

Assistência Social

A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) mantém o atendimento nos abrigos e albergues, sem prejuízo à população.

Conselho Tutelar

O atendimento segue centralizado nesta terça-feira no telefone 3289 8485. Na quarta-feira o Conselho Tutelar volta atender normalmente em suas dez microrregiões.



Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895