Teste das sinaleiras foi feito para dar errado, diz autor da emenda

Teste das sinaleiras foi feito para dar errado, diz autor da emenda

Marcelo Sgarbossa (PT) explicou que projeto fala em 30s para sinaleiras de pedestres e não de carros

Samuel Vettori / Rádio Guaíba

Marcelo Sgarbossa (D) diz que faltou gestão ao executar o teste

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O vereador Marcelo Sgarbossa (PT), autor da emenda que instituiu 30 segundos nos tempos de sinaleiras em Porto Alegre, avaliou que o teste realizado nesta terça-feira para avaliar a implantação da mudança foi feito para dar errado. Marcelo Sgarbossa disse não acreditar que a proposta tenha sido prejudicá-lo. “Não chego a dizer isso. Eu atribuo à falta de gestão desse teste”, comentou.

O vereador afirmou que há uma preferência por carros em Porto Alegre. Explicou que foi mal compreendido porque a emenda trata de 30 segundos para sinaleiras de pedestres e não de carros. Sobre isso, o coordenador de planejamento semafórico da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Paulo Ramirez, justificou à reportagem da Guaíba que os sistemas estão interligados e que não há como alterar um sem gerar consequências no outro.

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O vereador defendeu ainda a necessidade de sequência de sinais verdes para quem caminha e não para quem anda com veículo particular. A EPTC sincroniza os sinais para dar mais fluidez ao trânsito, de modo que um conjunto de semáforos com sinal aberto é mantido para facilitar a passagem de automóveis e ônibus.

Sgarbossa lembrou que o prefeito esteve reunido com o grupo Mobicidade - que defende o privilégio na cidade para quem anda a pé ou de bicicleta – e prometeu sancionar a emenda. José Fortunati disse nesta tarde que pretende chamar os ativistas para justificar o veto à proposta.

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