Geral

Transporte público está sob suspeita em 70 municípios

Justiça Federal determinou licitação para duas mil linhas de ônibus

Justiça Federal determinou licitação para duas mil linhas de ônibus
Justiça Federal determinou licitação para duas mil linhas de ônibus Foto : André Ávila
O Ministério Público (MP) do Estado emitiu orientação aos promotores que atuam na defesa do patrimônio público e na defesa dos direitos do consumidor para que avaliem a necessidade de instaurar inquérito civil para apurar eventuais ilegalidades ou irregularidades no transporte público. A determinação vale para 70 municípios gaúchos com mais de 30 mil habitantes. O pedido orienta que sejam investigadas as condições de concessão de serviços de transporte público e eventual cobrança abusiva de tarifa.

No memorando endereçado aos promotores de Justiça é orientado que, constatadas irregularidades na concessão dos transportes coletivos, seja expedida uma Recomendação ou firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a necessidade da realização de licitação. Com relação às tarifas, o inquérito civil, eventualmente instruído, deverá ser encaminhado para análise da Divisão de Assessoramento Técnico (DAT) do MP.

Os promotores também receberam material de apoio como guia para os questionamentos a serem formulados ao gestor público municipal e relação de documentos a serem requisitados. A iniciativa da instrução é da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais e dos Centros de Apoio Operacionais Cível e Defesa do Patrimônio Público e de Defesa do Consumidor.

Conforme o subprocurador Marcelo Dornelles, foram definidos como prioridade municípios com mais de 30 mil habitantes, pois são os que possuem serviço de transporte público melhor estruturado, ao menos em tese. 'Estamos à disposição para orientar promotores de outras cidades que sintam a necessidade de realizar um trabalho semelhante para avaliar o sistema de transporte público', finaliza.

Licitações para 2 mil linhas de ônibus

A Justiça Federal decidiu que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) terá de publicar editais de licitação de todas as linhas de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros do Brasil com extensão superior a 75 quilômetros.

A sentença é resultado de uma ação civil proposta em 2011 pelo Ministério Público Federal (MPF) no DF. A decisão "atinge 2 mil linhas que operam de forma irregular desde 2008", informa o MPF. Em nota, o MPF informou que a juíza Lana Ligia Galati, da 9 Vara Federal do Distrito Federal, manifestou que a situação "aponta falta de interesse da União e da ANTT em concluir o processo licitatório", já que o prazo de 15 anos seria suficiente. Se a decisão não for cumprida, será aplicada multa de R$ 5 mil.

A publicação dos editais deve ocorrer ainda neste mês, mas como a decisão é de primeira instância, ainda cabe recurso. O caso se arrasta desde 1993, quando um decreto presidencial ofereceu o serviço por 15 anos em caráter emergencial, sob o argumento de garantir a continuidade do serviço enquanto governo e empresas iriam se adequar às novas regras para fazer as licitações. O prazo venceu em 2008 e, desde então, as empresas têm operado com autorizações especiais concedidas pela ANTT "de forma precária e sem licitação", novamente sob a justificativa de ser necessária a preparação de estudos.

Bookmark and Share