Transporte público será normalizado na segunda, diz Marchezan

Transporte público será normalizado na segunda, diz Marchezan

Prefeito de Porto Alegre garantiu realização das aulas nas escolas de ensinos infantil e fundamental

Felipe Samuel

Transporte público será normalizado na segunda, diz Marchezan

publicidade

O prefeito Nelson Marchezan afirmou nessa terça-feira, durante coletiva de imprensa, que a partir da próxima segunda a população contará com os serviços de transporte público normalizados. Mesmo com as dificuldades enfrentadas pelos cidadãos para abastecer veículos, o chefe do Executivo descartou a possibilidade de estender o feriado até sexta-feira.

Confiante em uma solução para o desabastecimento de combustível no país, Marchezan garantiu que a Capital deve voltar à normalidade na próxima semana. "A expectativa é de que transporte público esteja 100% normalizado, com as pessoas 100% atendidas", garantiu. O chefe do executivo municipal destacou que o horário do transporte público será mantido normal em horário de pico até hoje.

De acordo com a prefeitura, o serviço terá "percentual de atingimento de capacidade de 80% nos outros horários que não sejam de pico". "De quinta-feira a domingo, vai ter a cobertura normal para uma quinta de feriado, para uma sexta, véspera de final de semana, depois de um feriado, para o sábado e domigo", observou o prefeito.

Marchezan garantiu ainda que as aulas das escolas municipais de ensinos infantil e fundamental ocorrerão normalmente na sexta-feira. "É uma forma de manter os pais trabalhando. E algumas vezes as famílias trabalham em áreas essenciais, como a saúde". O prefeito explicou que, na área da saúde, uma estrutura foi montada para manter os suprimentos e as necessidades de insumos de todos os hospitais, públicos e privados em Porto Alegre.

Procon na fiscalização 


Conforme a prefeitura, o Procon vai fiscalizar algumas áreas específicas, como a venda de gás e gasolina e supermercados. "Porto Alegre não teve aumento na cesta básica nesses dias de defasagem de suprimentos. O gás, uma vez ou outra, apresentou denúncia sobre aumento abusivo", pontou. Nesta quarta-feira, a Secretaria de Segurança deve apresentar um planejamento para a retomada do abastecimento na cidade.

A ideia é realizar um mapeamento das distribuidoras de gás e publicar os seus endereços. O objetivo é permitir que os consumidores possam ir ao local e coletar um botijão de gás, por exemplo, como escolas e creches. "A maioria delas têm gás, mas não têm a estrutura, como combustível, moto, veículo, para levar o gás até as residências", afirmou. Se houver necessidade emergencial, as entidades serão abastecidas de gás pela própria prefeitura.

Sobre os postos de combustíveis, a prefeitura está montando uma estrutura de informações para pedir ajuda para a Brigada Militar para eventuais escoltas. "Nesta terça-feira, 94 postos de gasolina estavam comercializando combustível na cidade até as 18h", destacou.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895