Ufrgs e ocupantes da Reitoria não chegam a acordo em reunião de conciliação

Ufrgs e ocupantes da Reitoria não chegam a acordo em reunião de conciliação

Juíza federal determinou que partes avaliem deliberações e se encontrem novamente nesta sexta

Camila Kila / Rádio Guaíba

publicidade

A audiência de conciliação realizada entre estudantes que mantêm, há oito dias, a ocupação da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e a instituição acabou sem acordo nesta quinta-feira. Nessa quarta, a juíza federal substituta Graziela Cristine Torres, ao negar pedido da Ufrgs para reintegração de posse, agendou o encontro para esta tarde.

Como as partes não entraram em consenso, ela definiu que a universidade e os alunos promovam reuniões em separado para chegar a novas deliberações. Com isso, outra reunião ocorre nesta sexta. Caso ainda não seja possível acordo, a juíza deve reanalisar a situação.

A Ufrgs entrou com pedido de reintegração após os estudantes rejeitarem a resposta encaminhada pela universidade à pauta com 41 reivindicações. No documento, a Reitoria informou, entre outros pontos, a intenção de providenciar melhorias na iluminação, padronização do cardápio dos Restaurantes Universitários (RUs), realização de reformas e ampliação nas Casas de Estudantes e aumento no valor das bolsas-permanência.

Os alunos, porém, dizem que as respostas foram evasivas, além de não apresentarem soluções concretas aos problemas apontados e serem encaradas como uma “tentativa de silenciamento do movimento estudantil”. O grupo pede melhorias relativas a questões como segurança, direitos estudantis (Restaurante Universitário, moradia e bolsa-permanência), além da estrutura universitária, incluindo terceirizações de cargos, transporte, bibliotecas e infraestrutura.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895