Usuários relatam instabilidade no site do Meu INSS

Usuários relatam instabilidade no site do Meu INSS

Falta de luz também prejudicou atendimento aos beneficiários na agência do Centro Histórico

Cláudio Isaías

Site ficou fora do ar

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Os usuários dos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reclamaram que o site Meu INSS apresentou problemas no começo desta semana e chegou a ficar fora do ar. No site, é possível realizar o agendamento sobre aposentadorias, salário maternidade, simulação de tempo de contribuição e extrato previdenciário.

A assessoria da gerência do INSS em Porto Alegre informou que o sistema apresentou instabilidade em alguns períodos. No entanto, a gerência ressaltou que o serviço Meu INSS estava normalizado e que em caso de dúvidas o cidadão pode ligar para o telefone 135. O site pode ser acessado por meio de computador ou telefone celular. A ferramenta permite fazer agendamento e realizar consultas.

Na manhã desta quarta-feira, a falta de energia elétrica prejudicou o atendimento dos beneficiários do INSS que marcaram perícias ou atendimento na agência da Previdência na Travessa Mário Cinco Paus, no Centro Histórico de Porto Alegre. A subestação, que fica no prédio da Previdência, teve problemas na terça-feira, ao meio-dia. Em função do problema, as perícias e os atendimentos do INSS não estavam sendo realizados.

Mais de 1,2 mil pessoas são atendidas por dia na agência da Travessa Mário Cinco Paus. A gerência do INSS informou que quem foi prejudicado terá que reagendar o atendimento pelo telefone 135. A energia elétrica na agência foi restabelecida no final da manhã de hoje.

O site

Desde o lançamento, no começo deste ano, quase um milhão de usuários já se cadastraram para acessar o portal. No Meu INSS, o segurado acessa e acompanha todas as informações da sua vida laborativa, como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados. Na ferramenta também estão disponíveis o histórico de crédito, carta de concessão, declaração do benefício (Consta/Nada Consta), declaração de regularidade do contribuinte individual e consulta à revisão de benefício. Além disso, é possível encontrar uma agência do INSS mais próxima e agendar atendimento.

No site, também é possível o envio on-line dos documentos necessários para o reconhecimento do direito. Ao fazer o agendamento, o cidadão é avisado sobre a possibilidade do envio de documentos diretamente pela internet. No site estão descritos os procedimentos de como devem ser o formato e o tamanho dos arquivos. Os originais dos documentos digitalizados devem ser apresentados no dia do atendimento agendado.

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