Vacinação contra Covid-19 gera fila de espera no bairro Santa Tereza, em Porto Alegre

Vacinação contra Covid-19 gera fila de espera no bairro Santa Tereza, em Porto Alegre

Imunização ocorreu neste domingo no estacionamento da TVE, na rua Correia Lima

Cláudio Isaías

Imunização ocorreu neste domingo no estacionamento da TVE, na rua Correia Lima

publicidade

Pessoas com 37 anos ou mais, e demais grupos já contemplados, tiveram que enfrentar uma fila única de espera para se vacinar neste domingo no bairro Santa Tereza, em Porto Alegre. A imunização ocorreu na unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que esteve no estacionamento da TVE, bairro Santa Tereza (rua Correia Lima, 2118).

No primeiro andar da emissora, foi montada uma estrutura com três pontos de vacinação onde o público recebeu a primeira dose da Coronavac. Já na unidade móvel colocada no estacionamento da emissora, as pessoas foram imunizadas com as segundas doses da Coronavac e da Astrazeneca. A aplicação da vacina começou às 9h e seguiu até as 13h. 

Mais de 80 pessoas aguardavam a abertura dos portões da TVE na rua Correia Lima. O casal Vera Cristina do Santos e Sidnei Santos, moradores do bairro Campo Novo, na zona Sul da Capital, chegaram ao local às 7h. Os dois estavam felizes por terem feito a imunização. "Não conseguimos ir até um posto de saúde durante a semana. Então, decidimos acordar cedo para a vacina no braço", comentou Vera Cristina. A bancária Sandra Freitas, 37 anos, disse que estava muito aliviada por ter feito a vacina. "Graças a Deus estou começando a ser imunizada", comentou.

Além da primeira dose contra a Covid-19 e segunda dose de Astrazeneca e Coronavac, também foram vacinados trabalhadores da educação no ensino superior; profissionais da educação infantil, fundamental e médio do ensino municipal, estadual e rede privada e profissionalizante da rede estadual; pessoas com deficiência permanente e comorbidades a partir de 18 anos.

Na fila de vacinação no pátio da TVE, os servidores da saúde alertavam o público sobre a documentação a ser apresentada. Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho em Porto Alegre. Já o grupo das comorbidades e deficiência, é necessário comprovar a condição (exceto Síndrome de Down). Gestantes podem apresentar a carteira do pré-natal. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

Já nesta segunda-feira, 12, Porto Alegre inicia a vacinação contra Covid-19 para mulheres com 36 anos e sem comorbidade. Na terça-feira a faixa etária será mantida, mas abrindo para homens com 36 anos ou mais. Dentro do público da faixa etária de 36 anos há 16.500 pessoas. Para evitar aglomerações, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre precisará escalonar o público em dois dias.

Para a faixa dos 35 anos, o público estimado é de 18.500 pessoas. Por isso, não será possível a faixa etária para além dos 36 anos. Caso o Ministério da Saúde envie nova remessa de doses, a vacinação poderá ser ampliada para mais faixas etárias ainda esta semana.

Domingo, 11
O quê
: primeira dose contra Covid-19 e segunda dose de AstraZeneca/Oxford e Coronavac/Butantan
Público primeira dose: pessoas com 37 anos ou mais; trabalhadores da educação no ensino superior; profissionais da educação infantil, fundamental e médio do ensino municipal, estadual e rede privada e profissionalizante da rede estadual; pessoas com deficiência permanente e comorbidades a partir de 18 anos.
Público segunda dose: quem tomou a primeira dose há 12 semanas ou mais (Astrazeneca) e quem tomou a primeira dose há mais de 28 dias (Coronavac)
Horário: 9h às 13h
Onde: Unidade Móvel SMS – Estacionamento da TVE
Endereço: Rua Correia Lima, 2118, Santa Tereza

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895