Geral

Ventos chegam a 108km/h e causam destruição no Rio Grande do Sul

Regiões Metropolitana, Campanha, Litoral e Noroeste são as mais atingidas

Em Montevidéu, no Uruguai, ventos chegaram a 120 km/h
Em Montevidéu, no Uruguai, ventos chegaram a 120 km/h Foto : Miguel Rojo / AFP / CP
Os efeitos do ciclone extratropical que se formou no Rio da Prata já são sentidos no Sul do Rio Grande do Sul desde o início da tarde desta quarta-feira. Segundo a MetSul Meteorologia, as áreas mais atingidas pela ventania são as Metades Sul e Leste. Em Canguçu, as rajadas chegaram a 108 km/h, as mais fortes do Estado até o momento. O vento superou 100 km/h ainda em Bagé e Rio Grande.

Em São José do Norte, no extremo Sul, o navio Log-In Santos estava ancorado no mar, mas, com a força dos ventos, se deslocou e encalhou em uma prainha próxima a hidroviária do município. A embarcação, com 168 metros de comprimento, estava no local para reparos. A Capitania da Região estuda como será o trabalho de remoção do navio.

Em Porto Alegre e cidades da Região Metropolitana, os ventos chegaram aos 80 km/h, mas ainda podem se intensificar ainda mais nas próximas horas. Além disso, o ciclone extratropical provoca uma grande variação de nuvens no Estado - o que explica a aparição do sol em alguns momentos. Porém, a nebulosidade deve se manter na maioria das regiões nas próximas horas. E com o vento forte, vem o frio. No Sul do Estado, Campanha e Fronteira Oeste, o ar frio já predomina. Em cidades como São Luiz Gonzaga, por volta das 16h, os termômetros marcavam temperaturas abaixo dos 15ºC.

Mas não é somente a Metade Sul que sofre com os efeitos do ciclone e o rescaldo da passagem da forte chuva da terça-feira. Em Porto Lucena, no Noroeste, houve queda de granizo, que danificou cerca de 2,5 mil casas, incluindo a sede da prefeitura. O município decretou situação da emergência. Na mesma região, em Santo Cristo, chega a 2 mil o número de residências afetadas pelo temporal. A prefeitura também assinou decreto de emergência. As aulas no município foram canceladas e só devem ser retomadas na segunda-feira.

Ainda no Noroeste, pelo menos 200 casas foram atingidas pelo vento e granizo em Santa Rosa. A Defesa Civil já distribuiu 12 mil metros de lona aos moradores. Em Ernestina, mais de 200 casas foram destelhadas, grandes árvores foram arrancadas e mais de 40 postes de luz caíram nas ruas. O reservatório de água do município caiu de uma altura de 30 metros, por isso a população está sem abastecimento. A luz foi cortada e a telefonia não está funcionando. O posto de saúde municipal também está interditado, porque foi completamente destelhado.

Situação crítica

Em Montevidéu, na capital do Uruguai, as rajadas de vento provocadas pela formação do ciclone foram acima de 120 km/h. Vidros estouraram com a força do vento e prédios públicos foram evacuados. Os shoppings fecharam devido ao mau tempo. A Universidade Católica e a Universidade de Montevidéu cancelram todas as atividades. Foram contabilizadas pelo menos 100 árvores caídas. Desde a noite passada, a Brigada Nacional de Bombeiros recebeu cerca de 300 chamadas de emergência, e houve pelo menos 70 intervenções diretas em razão das fortes chuvas e do vento.

No final da tarde, em Punta del Este, as rajadas chegaram a 172 km/h.


Em Montevidéu, ventos chegaram a 120km/h e assustaram a população | Foto: Miguel Rojo / AFP / CP

Bookmark and Share