Após assumir liderança na Geórgia e Pensilvânia, Biden fará pronunciamento nos EUA

Após assumir liderança na Geórgia e Pensilvânia, Biden fará pronunciamento nos EUA

Candidato democrata irá falar de sua cidade natal, Wilmington, na noite desta sexta-feira

AFP

Candidato democrata falará de sua cidade natal, Wilmington, na noite desta sexta-feira

publicidade

O democrata Joe Biden fará um discurso à nação na noite desta sexta-feira, previsto para iniciar as 20h (no horário de Brasília), após assumir a liderança na votação nos estados-chave para ganhar a eleição presidencial dos Estados Unidos, informou um funcionário de sua campanha. Biden - que não proclamou vitória, mas foi chamado de "presidente eleito" pela presidente da Câmara Nancy Pelosi - falará mais tarde em sua cidade natal, Wilmington, Delaware.

Apenas um resultado favorável na Pensilvânia é suficiente para que Biden obtenha o número de 270 votos no Colégio Eleitoral e se torne o próximo presidente. No entanto, a equipe de campanha de Trump questiona a pequena vantagem de seu oponente em vários estados-chaves e insiste que a eleição "não acabou".

Uma amostra do crescimento decisivo de Biden na Pensilvânia está nos números liberados pelo estado. Dos mais de 31 mil votos computados nas últimas horas, 87% foram destinados para o candidato democrata. A diferença para Trump na recente liderança no território já ultrapassou os 5,5 mil votos. Conforme a CNN, em termos de porcentagem, Biden tem 49,4%, enquanto Trump está com 49,3%. A liderança de Biden na Pensilvânia praticamente inviabiliza a reeleição de Trump. 

As primeiras horas da manhã de hoje também marcaram a virada do democrata no estado da Geórgia, com diferença pouco superior a 1 mil votos, de acordo com a última atualização divulgada pela rede de notícias norte-americana CNN. Geórgia tem 16 delegados em jogo, o que deixaria as portas da presidência abertas para Biden com 269.

As autoridades locais anunciaram, nesta sexta-feira, que os resultados do estado passaram por uma recontagem. "Com uma margem tão pequena, haverá uma recontagem na Geórgia", disse a repórteres Brad Raffensperger, secretário de Estado, que é o conselheiro interno encarregado do processo. 

Na tarde desta sexta-feira, o atual presidente, que busca reeleição, escreveu em sua rede social: "Onde estão as cédulas militares perdidas na Geórgia? O que aconteceu com elas?". Até agora já são diversas ações judiciais, principalmente nos estados-chave, movidas pela campanha do republicado para apurar supostas fraudes. Parte delas já foram suspensas pela justiça america por não apresentarem provas concretas. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895