Biden prepara plano contra Covid-19 no inverno dos EUA sem restrições e com vacinação ampla

Biden prepara plano contra Covid-19 no inverno dos EUA sem restrições e com vacinação ampla

Presidente reforçou a importância da imunização e destacou que o país deve enfrentar a doença com a ciência e não com o pânico


R7

EUA identificaram primeiro caso da variante ômicron na quarta-feira

publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou na tarde desta quinta-feira um plano de combate à Covid-19 no país durante o inverno do hemisfério norte. Segundo o mandatário, o governo não planeja medidas restritivas, mas sim um plano amplo de vacinação da população.

Biden iniciou o pronunciamento destacando que 110 milhões de americanos estão aptos para tomar a dose de reforço da vacina e devem procurar um dos 80 mil postos de imunização espalhados pelo país. Para o presidente, apenas a união da população poderá superar a pandemia.

“Nós temos as melhores ferramentas, melhores vacinas, melhores médicos [...] Vamos lutar contra a nova variante com ciência e velocidade e não com caos e confusão”, destacou Biden.

Para incentivar a vacinação entre famílias, o governo dos EUA deve elaborar centros de imunização preparados para receber desde crianças de 5 anos até idosos — faixa etária que já alcançou mais de 86% do público alvo.

O presidente dos EUA também prometeu que o país fará testes domiciliares para detecção de Covid-19 na parte da população que não possui plano de saúde. Aqueles que tiverem acesso à saúde privada, também poderão ser testados em casa.

Biden também destacou que o aumento do número de casos no inverno é inevitável, sendo necessário reforçar as equipes médicas que trabalham na linha de frente no combate à doença.

Sob a sombra da variante Ômicron, o presidente dos Estados Unidos se comprometeu a doar 280 milhões de doses imediatamente para mais de 110 países, incluindo a África do Sul, país onde foi descoberto a nova variante do coronavírus. No total, serão distribuídas 1,2 bilhão de doses para o mundo todo.

O governante também anunciou que todos os viajantes que forem aos Estados Unidos precisarão apresentar um teste negativo de Covid-19 feito até 24 horas antes do embarque. “Isso é uma pandemia e todo mundo precisa lutar junto”, concluiu Biden.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895