Boluarte pede ao Congresso que antecipe eleições para 2023 diante da crise no Peru

Boluarte pede ao Congresso que antecipe eleições para 2023 diante da crise no Peru

Pleito está marcado para abril de 2024

AFP

publicidade

A presidente do Peru, Dina Boluarte, pediu ao Congresso nesta sexta-feira que aprove a antecipação das eleições presidenciais para dezembro de 2023, que já haviam sido antecipadas para abril de 2024, como saída para a grave crise que o país vive.

"Colocamos este projeto de lei à consideração dos ministros para antecipar as eleições para dezembro de 2023", disse Boluarte em um ato de governo no aeroporto militar de Lima. 

Falta de tudo em Cusco, a capital turística do Peru, onde a escassez aumenta, em consequência dos bloqueios de manifestantes que exigem a renúncia de Boluarte. Interrupções ocorrem em meio aos confrontos que deixaram 46 mortos desde dezembro. "Não tem combustível" nos postos de gasolina, "não tem gás" nos armazéns, "não têm saídas" da rodoviária. Os cartazes se multiplicaram na cidade. No mercado, "não chega nada de Lima", então, praticamente não há frutas.

Acima de tudo, donos de restaurantes e hotéis reclamam que "não há turistas", ou muito poucos. No início da manhã de quinta-feira, cerca de 30 pessoas, com botijões de gás vazios, esperavam em frente ao depósito da Llamagaz, em Angostura, na periferia sudeste de Cusco.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895