COP28 começa oficialmente em Dubai

COP28 começa oficialmente em Dubai

Debate sobre o fim do uso das energias fósseis e o financiamento da transição energética dominarão o evento

AFP

publicidade

A 28ª conferência da ONU sobre as mudanças climáticas, a COP28, começou oficialmente nesta quinta-feira (30) em Dubai para duas semanas de negociações, que devem ser dominadas pelo debate sobre o fim do uso das energias fósseis e o financiamento da transição energética nos países em desenvolvimento.

Na abertura, o presidente da COP27, o chanceler egípcio Sameh Shukri, pediu um minuto de silêncio por todos os civis que morreram no atual conflito de Gaza Os representantes de quase 200 países permanecerão reunidos até 12 de dezembro para negociar sob a liderança do país anfitrião, Emiratos Árabes Unidos.

A COP28, atrai tanto expectativas quanto críticas, pois será presidida pelos Emirados Árabes Unidos, uma potência petroleira e gasífera. São esperadas na conferência mais de 80.000 pessoas e 5.000 jornalistas, um número sem precedentes, e os participantes do imenso evento econômico à margem das negociações, se somarão a cientistas, ONGs e delegados dos 198 signatários da Convenção-quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

Mesmo que as emissões globais, principalmente de carvão, petróleo e gás, não tenham começado a diminuir, houve alguns avanços desde a COP de Paris. Naquela ocasião, o mundo se encaminhava para um clima mais quente beirando +2,9 e +3,1 graus Celsius em 2100. No ritmo das emissões atuais, o aquecimento global se encaminha agora para +2,8°C, segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), ou inclusive +2,4°C se os países respeitarem seus compromissos atuais.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895