Mundo

Cuba anuncia ao México a captura de chefão chinês do fentanil

Homem é acusado de abastecer os cartéis de Sinaloa e Jalisco Nueva Generación

Um traficante de drogas chinês, identificado como um dos maiores fornecedores de fentanil para os principais cartéis mexicanos e procurado pelos Estados Unidos, foi capturado em Cuba, informaram fontes de segurança mexicanas à AFP nesta quarta-feira (22).

O traficante de drogas Zhi Dong Zang, também conhecido como Brother Wang, está detido na ilha enquanto as autoridades mexicanas aguardam a confirmação de Cuba sobre se ele será deportado para o México ou se um pedido de extradição deve ser formalizado, acrescentaram as fontes.

Em Havana, duas fontes do governo informaram à AFP que o detido seria extraditado para o México, mas sem especificar uma data ou fornecer detalhes sobre o processo.

O cidadão chinês é acusado de abastecer os cartéis de Sinaloa e Jalisco Nueva Generación, que Washington denuncia como os principais perpetradores do tráfico de fentanil para seu território e os quais declarou "organizações terroristas estrangeiras" em fevereiro.

Zhi Dong Zhang foi capturado no México em outubro de 2024 e deveria ser submetido a um processo de extradição a pedido das autoridades americanas.

Ele estava detido em uma prisão da Cidade do México, mas meses depois um juiz lhe concedeu prisão domiciliar, de onde fugiu em julho.

Zhi Dong Zhang é considerado "um grande operador de lavagem de dinheiro a nível internacional" e responsável por "realizar a conexão com outros cartéis para transportar fentanil da China para a América Central, América do Sul, Europa e Estados Unidos", informou o secretário de Segurança mexicano, Omar García Harfuch, no ano passado.

Veja Também