As inundações provocadas por chuvas torrenciais na região de Gamo, no sul da Etiópia, deixaram pelo menos 48 mortos, informou a polícia nesta quarta-feira(11), atualizando o número de vítimas.
"O número de corpos recuperados após o desastre natural que atingiu três distritos na região de Gamo chegou a 48", afirmou a policia regional em um comunicado publicado na rede social X. O número anterior de mortos era de 30.
Noventa e cinco pessoas também foram reportadas desaparecidas, e as operações de resgate continuam, informou a polícia. Não está claro se esse número inclui os corpos já recuperados.
Grandes enchentes foram registradas em diversas partes da África Oriental nos últimos dias. Dezenas de pessoas morreram no Quênia após chuvas torrenciais atingirem a capital, Nairóbi, e outras áreas na sexta-feira.
- Inundações na Capital do Quênia deixam 23 mortos
- Enchentes no sudoeste do Afeganistão deixam ao menos 29 mortos
- Lições das enchentes de 2024
Diversos estudos indicam um aumento na frequência de períodos extremos de chuvas e secas no leste da África nos últimos 20 anos.
Mudanças climáticas no leste da África
Cientistas alertam há tempos que as mudanças climáticas causadas pela atividade humana estão aumentando a probabilidade, a duração e a intensidade de eventos climáticos extremos, como chuvas torrenciais.
Em plena estação chuvosa, a África Oriental sofreu com tempestades que causaram graves inundações nos últimos dias.
Gamo está localizada no sul da Etiópia, região densamente povoada conhecida pela produção de frutas, especialmente bananas.