Os Estados Unidos decidiram congelar o processo para emissão de vistos de imigrante para o Brasil e outros 74 países. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pelo Departamento de Estado e compartilhada pela secretária de imprensa do governo Trump, Karoline Leavitt, na rede X. A pausa irá começar no dia 21 de janeiro e não tem data para terminar.
US freezes all visa processing for 75 countries, including Somalia, Russia, Iranhttps://t.co/EAFsAcsATz
— Karoline Leavitt (@PressSec) January 14, 2026
A decisão não menciona o visto de turista, que é diferente, sendo para estadia temporária (turismo, negócios, estudos curtos) sem intenção de moradia permanente, enquanto o de imigrante permite residência permanente ou de longo prazo, com o objetivo de viver, trabalhar ou estudar no país de forma prolongada.
O Departamento explicou posteriormente em sua conta no X que a medida contempla "imigrantes que recebem níveis inaceitáveis de assistência social do governo". "A suspensão permanecerá em vigor até que os Estados Unidos possam garantir que os novos imigrantes não se tornem um fardo econômico para o povo americano", acrescentou.
The State Department will pause immigrant visa processing from 75 countries whose migrants take welfare from the American people at unacceptable rates. The freeze will remain active until the U.S. can ensure that new immigrants will not extract wealth from the American people.
— Department of State (@StateDept) January 14, 2026
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, publicou no X que entre os países afetados estão Rússia, Irã e Somália, cujos cidadãos têm sido alvo de duras críticas de Trump após um escândalo sobre o suposto uso irregular de fundos federais em Minnesota que envolveu imigrantes.
Leavitt compartilhou um artigo da Fox News indicando que outros países afetados incluem vários com relações amistosas com os Estados Unidos, como Brasil, Egito e Tailândia. O Departamento de Estado também mencionou Haiti e Eritreia.
- Minerais e posição estratégica: por que Trump cobiça a Groenlândia?
- Trump diz que Groenlândia é “vital” para sistema de defesa aérea dos EUA
Trump não escondeu seu desejo de reduzir a imigração de pessoas de ascendência não europeia. Ele chamou os somalis de "lixo" que deveriam "voltar" para o país "de onde vieram", enquanto expressava sua disposição em receber escandinavos nos Estados Unidos. O Departamento de Estado já havia relatado na segunda-feira que revogou mais de 100 mil vistos desde o retorno de Trump, um recorde em um ano.
O Departamento de Segurança Interna informou no mês passado que o governo Trump deportou mais de 605 mil pessoas e que outros 2,5 milhões deixaram o país voluntariamente. Esta última medida não afeta vistos de turista ou de negócios, embora o governo Trump tenha prometido revisar o histórico de redes sociais de todos os solicitantes.
*Com informações da AFP