Mundo

EUA fazem mudanças em lista de produtos canadenses sujeitos a tarifas de 50%

Novos itens como válvulas e carpetes são adicionados, enquanto outros são removidos em meio à disputa comercial com o Canadá

EUA fazem mudanças em lista de produtos canadenses sujeitos a tarifas de 50%
EUA fazem mudanças em lista de produtos canadenses sujeitos a tarifas de 50% Foto : Kent Nishimura / AFP

Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira, mudanças na lista de produtos canadenses sujeitos a tarifas de 50%, removendo itens como chapas de madeira compensada, produtos de papel, máquinas e equipamentos de refrigeração.

No lugar, itens como válvulas, carpetes e resíduos foram adicionados à lista e vão passar a receber os impostos. A mudança entra em vigor no dia 30 de outubro. As tarifas foram impostas com base na Seção 338 da Lei Tarifária de 1930 inicialmente em agosto deste ano em meio a uma disputa comercial com o Canadá após o fracasso nas negociações entre os dois países. Em setembro, o governo americano também modificou os produtos afetados pelas tarifas.

Veja Também

A ação é vista como uma tentativa de ajudar os republicanos nas eleições de meio de mandato, em novembro, principalmente a senadora do Maine, Susan Collins, que está praticamente empatada com o adversário democrata, Troy Jackson.

Collins se manifesta sobre a decisão

Collins comentou a decisão em sua conta no X, afirmando que solicitou o alívio tarifário e que vai continuar trabalhando para conseguir novas isenções e "incentivar um acordo comercial mais amplo com o Canadá, nosso vizinho, aliado e maior parceiro comercial".