EUA têm protestos violentos em 25 cidades após morte de negro em Minneapolis

EUA têm protestos violentos em 25 cidades após morte de negro em Minneapolis

George Floyd morreu ao ser asfixiado por policial branco

R7

publicidade

As forças de segurança dos Estados Unidos fizeram dezenas de prisões no quinto dia seguido de protestos violentos em 25 cidades de 16 estados dos EUA, entre a noite de sábado (30) e madrugada deste domingo (31).

As manifestações simultâneas ocorrem por conta da morte de George Floyd, um homem negro que foi morto asfixiado, mesmo desarmado, algemado e sem apresentar resistência, por um policial branco na última segunda-feira (25), em Minneapolis.

Mais de mil agentes da Guarda Nacional foram mobilizados para conter a série de manifestações em Minneapolis. Los Angeles, Filadélfia e Atlanta são algumas das cidades dos Estados Unidos que anunciaram um toque de recolher neste sábado para tentar impedir os violentos protestos contra a polícia que eclodiu em todo o país. Um toque de recolher noturno também foi implementado em Louisville, Kentucky.

O policial 

O policial, Derek Chauvin, foi acusado na sexta-feira por assassinato em terceiro grau, por provocar uma morte de forma involuntária, e homicídio culposo. A indignação é cada vez maior com a mais recente morte de um afro-americano sob custódia policial. As acusações não conseguiram acalmar uma nação abalada e que acumula profundas feridas pela desigualdade racial.

O presidente Donald Trump disse que assistiu a "todos os movimentos" que os agentes tomaram. "Não poderia ter me sentido mais seguro", destacou. Ele escreveu em um tuíte: "Eles deixaram os 'manifestantes' gritarem e reclamarem o quanto quisessem, mas sempre que alguém ficava muito brincalhão ou fora da linha, eles rapidamente avançavam, com força - não sabiam o que os havia atingido".


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895