Falha em projeto causou queda de viaduto em Belo Horizonte, diz construtora

Falha em projeto causou queda de viaduto em Belo Horizonte, diz construtora

Laudo mostrou que o projeto não previu o uso de aço suficiente para aguentar o peso demandado

Agência Brasil

Estrutura caiu em cima um micro-ônibus, um carro e um caminhão, na região da Pampulha

publicidade

Depois de perícia técnica terceirizada, a construtora Cowan reconheceu nesta que houve falha no projeto executivo do Viaduto Guararapes, que desabou em uma movimentada avenida do bairro da Pampulha, na capital de Minas Gerais, matando duas pessoas. O laudo mostra que o projeto não previu o uso de aço suficiente para aguentar o peso demandado.

Parte de viaduto desaba e causa pelo menos duas mortes em Belo Horizonte
Veja o vídeo do momento da queda de viaduto em BH

A queda do viaduto ocorreu no dia 3, na Avenida Pedro I, uma das vias de acesso ao Aeroporto de Confins e ao Estádio Mineirão. No acidente, morreram duas pessoas e 23 ficaram feridas. Foram atingidos micro-ônibus, um carro e dois caminhões.

Em entrevista concedida nesta tarde, a construtora responsável pelas obras do viaduto recomendou que o local continue isolado, já que a segunda alça foi concebida e executada com as mesmas falhas da alça que desmoronou no início do mês.

Na entrevista, Catão Francisco Ribeiro, responsável pela perícia técnica da obra, recomendou a implosão da outra alça do viaduto. “O projeto executivo estrutural da fundação e do bloco do Pilar P3 foi equivocado e não atende aos esforços solicitantes previstos para a situação construtiva da obra“, divulgou em nota a construtora.

O viaduto estava em fase de acabamento e seria entregue no final deste mês.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895