A guerra entre Israel e Hamas continua nesta segunda-feira com novos bombardeios e a tensão crescente entre os territórios. Confira abaixo os principais fatos:
• Pelo menos 5.087 pessoas morreram na Faixa de Gaza em bombardeios de retaliação, incluindo 2.055 crianças. Em Israel, 1,4 mil pessoas perderam a vida, totalizando o balanço de óbitos dos dois lados em 6.487.
• Segundo o balanço da AFP, autoridades de seus respectivos países confirmaram a morte de cerca de 200 cidadãos estrangeiros, incluindo muitos que também tinham nacionalidade israelense.
• Israel afirma que pretende destruir o movimento islamista Hamas, mas o futuro da Faixa de Gaza depende dos cenários ainda pouco definidos do Estado hebreu, que deseja acabar com todas as suas responsabilidades sobre o território palestino.
• Um comboio de ajuda humanitária entrou na Faixa de Gaza pela passagem de Rafah, procedente do Egito, constataram correspondentes da AFP nos dois lados da fronteira, o terceiro a ter acesso ao território palestino cercado por Israel.
• Dezenas de pessoas morreram em bombardeios israelenses na Faixa de Gaza.
• O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, exigiu mais ajuda para a Faixa de Gaza e disse que é pessoalmente favorável ao cessar-fogo humanitário solicitado pelo secretário-geral da ONU, Antonio Guterres.