Guerra entre Israel e Hamas: principais fatos desta quarta

Guerra entre Israel e Hamas: principais fatos desta quarta

Governo israelense formou gabinete de guerra e primeiro avião com brasileiros repatriados chegou a Brasília

Correio do Povo

publicidade

O quinto dia de conflito entre Israel e o Hamas foi marcado por diversos movimentos do governo israelense. O principal deles foi a formação de um governo de emergência, enquanto em Brasília desembarcou o primeiro avião com brasileiros repatriados que fugiam da guerra no Oriente Médio. 

• O primeiro avião de resgate trazendo brasileiros de Israel pousou em Brasília por volta das 4h10 desta quarta-feira. A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), com 211 passageiros, decolou de Tel Aviv às 14h12min (horário de Brasília) de ontem (10) e fez voo de cerca de 14 horas direto para a capital federal.

• Foguetes e mísseis contra o território israelense colocaram as Forças Armadas de Israel em alerta diante do risco de um confronto com a milícia xiita libanesa Hezbollah, aliada do Irã no norte do país. O Exército de Israel disse que 15 foguetes foram disparados do Líbano em direção a Galileia, acionando sirenes de alerta em várias cidades. 

• O Ministério da Defesa de Israel afirmou que há brasileiros entre as pessoas que estão sendo mantidas reféns pelo Hamas em Gaza. O anúncio foi feito por um porta-voz do Exército israelense. Segundo ele, há também reféns da Argentina. Horas mais tarde, a informação não foi confirmada pelo Itamaraty. 

• O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o líder do Partido Nacional Unido, Benny Gantz, anunciaram que estão formando um governo de emergência e um gabinete de guerra. Segundo informações do site Haaretz, Netanyahu, o Ministro da Defesa, Gallant e Gantz farão parte do grupo que administra o lado israelense do conflito. 

• A única usina de energia elétrica da Faixa de Gaza parou de funcionar nesta quarta-feira. A informação foi confirmada à rede de notícias norte-americana CNN. O local parou de fornecer luz depois que ficou sem combustível durante o conflito com Israel. 

• Em nota publicada nesta quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um “apelo à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Comunidade Internacional para por fim no que chamou de “mais grave violação aos direitos humanos no conflito no Oriente Médio”.

• A segunda aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), empregada na operação que visa repatriar brasileiros na região do conflito entre Israel e o Hamas, pousou em Tel Aviv, em Israel, às 14h05 (horário local). 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895