Irã registra 149 mortes por Covid-19 em 24 horas e total sobe a 1.284

Irã registra 149 mortes por Covid-19 em 24 horas e total sobe a 1.284

Apesar do número elevado de óbitos, país decidiu liberar 10 mil detentos por meio de indulto de ano novo

AFP

Irã contabiliza quase 150 mortes por novo coronavírus em 24 horas

publicidade

O Irã registrou 149 mortes devido ao novo coronavírus nas últimas 24 horas e o balanço total de vítimas fatais alcança 1.284, anunciou o Ministério da Saúde do país. O balanço de óbitos registrou leve alta na comparação com quarta-feira (147), mas a quantidade de novos contágios diminuiu, indicou o ministério. Nas últimas 24 horas foram registrados 1.046 contágios (1.192 na quarta-feira). Até o momento são 18.407 pessoas infectadas com a Covid-19.

Mesmo com o número elevado do novo coronavírus, o Irã decidiu liberar 10 mil detentos que receberam um indulto por ocasião do Ano Novo iraniano na sexta-feira 20 de março, informou a autoridade judicial do país. Entre os beneficiados figuram metade das pessoas condenadas por violação da segurança nacional, de acordo com o site Mizan Online.

O indulto é concedido pelo guia supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, a pedido do Poder Judiciário com o objetivo de "diminuir o número de presos, levando em consideração a situação sensível do país", declarou Gholamhossein Esmaili, porta-voz da instituição judicial, sem mencionar explicitamente o novo coronavírus."Metade dos culpados de crimes vinculados à segurança do Estado será beneficiada por este indulto", disse Esmaili, sem revelar o número exato.

O site Mizan Online destacou o "caráter sem precedente" da medida que envolve as pessoas condenadas a menos de cinco anos de prisão. Em Londres, a Anistia Internacional elogiou a decisão, mas fez um apelo para que as autoridades iranianas "libertem imediatamente e sem condições todos os presos de consciência".

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895