Jornalistas russos são detidos em protesto

Jornalistas russos são detidos em protesto

Grupo foi preso por exibir cartazes pedindo libertação de colega

AFP

Segundo polícia, Ivan Goluvnov foi detido com 4 gramas de mefedrona na mochila

publicidade

Vários jornalistas russos foram detidos pela polícia, nesta sexta-feira, em Moscou, durante um ato de protesto contra a polêmica prisão de um colega por suspeita de posse de drogas. A polícia levou pelo menos oito pessoas, entre elas os jornalistas de oposição Ilia Azar e Oleg Kashin. O grupo foi preso por exibir cartazes pedindo a libertação de Ivan Goluvnov, detido no dia anterior. Goluvnov trabalha no jornal on-line independente Meduza, cuja sede fica na Letônia.

Segundo a polícia, no momento de sua detenção, o jornalista levava na mochila 4 gramas de mefedrona. Depois, os agentes revistaram sua casa, onde afirmam ter encontrado envelopes com drogas e uma balança. O Ministério do Interior divulgou fotos do que apresentou como equipamentos para fabricar drogas sintéticas. Depois, as fotos foram retiradas de circulação, e o governo disse que os objetos tinham ligação com outro caso.

O advogado de Goluvnov, Dmitri Yulai, denunciou à AFP que seu cliente foi maltratado durante a detenção. "Estamos convencidos de que Ivan Goluvnov é inocente. Temos razões para acreditar que Goluvnov está sendo perseguido por suas atividades jornalísticas", declarou a direção do Meduza.

Goluvnov publicou investigações sobre fraudes no setor dos microcréditos, ou na gestão de coleta de lixo em Moscou.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895