Maria, o novo incêndio no sul da Califórnia, arrasa 3.600 hectares
capa

Maria, o novo incêndio no sul da Califórnia, arrasa 3.600 hectares

Até então, chamas não foram controladas e ameaçam 1.800 estruturas

Por
AFP

Centenas de bombeiros apoiados por aviões-tanque e helicópteros combatiam o fogo


publicidade

Um novo incêndio florestal no sul da Califórnia se espalhou por uma área de 3.600 hectares nesta sexta-feira, obrigando milhares de pessoas a deixarem suas casas e esticar ainda mais os recursos deste estado castigado por uma dezena de incêndios há vários dias. O incêndio Maria começou na noite de quinta-feira no condado de Ventura, 100 km a noroeste de Los Angeles, e se descontrolou durante a madrugada, impulsionado por fortes ventos. Centenas de bombeiros apoiados por aviões-tanque e helicópteros combatiam as chamas, que até agora não foram controladas, e ameaçam 1.800 estruturas.

O governador do condado de Ventura, Bill Ayub, destacou que grupos de bombeiros expressaram que seu trabalho foi atrapalhado por alguém que pilotava um drone na área do desastre. "Nossos esforços aéreos de extinção de incêndios foram atrapalhados por alguém que pilotava um pequeno drone que aparentemente filmava o incêndio", disse a jornalistas. "Isto criou uma situação bastante perigosa. Não só é ilegal (pilotar drones), como atrapalha nossos esforços".

Outro incêndio no condado, o Easy Fire, reportado na quarta-feira e que se aproximou perigosamente da biblioteca presidencial Ronald Reagan no Simi Valley, foi contido quase completamente nesta sexta-feira. Mais ao norte, no condado de Sonoma, também houve boas notícias, já que as autoridades informaram que tinham conseguido controlar o incêndio Kincade, o maior do estado desta temporada, em 65%.


Os múltiplos incêndios reportados em todo o estado nas últimas duas semanas impulsionaram o governador da Califórnia, Gavin Newsom, ao declarar emergência no começo desta semana. Os incêndios florestais foram alimentados por condições de seca, especialmente na parte baixa do estado onde não chove há meses.