Novo premiê britânico será designado até 28 de outubro

Novo premiê britânico será designado até 28 de outubro

Data foi confirmada pelo parlamentar Graham Brady

AFP

publicidade

O novo primeiro-ministro britânico será nomeado até sexta-feira, 28 de outubro, pelo Partido Conservador no poder, anunciou nesta quinta-feira (20) o parlamentar Graham Brady, após a renúncia de Liz Truss.

"Será possível (...) concluir uma eleição até sexta-feira, 28 de outubro", disse Brady a repórteres, enquanto o processo de escolha de Truss por cerca de 170 mil membros do partido no poder levou dois meses após a saída de Boris Johnson.

Em meio à crise econômica do custo de vida, com milhões de britânicos sofrendo com a inflação, o Partido Conservador relança agora uma eleição interna para encontrar um novo líder - o quinto em seis anos. Truss foi eleita neste verão boreal, após a renúncia de Boris Johnson, em meio a uma série de escândalos em Downing Street.

Há dias circulam vários nomes para a sucessão de Liz Truss, como os de Rishi Sunak, Jeremy Hunt, Penny Mordaunt - a ministra responsável pelas relações com o Parlamento - ou ainda Boris Johnson.

A crise 

A crise começou no final de setembro, quando seu então ministro das Finanças, Kwasi Kwarteng, apresentou um pacote de medidas econômicas com cortes significativos de impostos e um colossal auxílio para as contas de energia - duas questões que suscitaram temores de um descontrole dos gastos públicos.

A libra caiu a níveis históricos, e os juros de empréstimos a famílias e empresas ficaram mais caros. O Banco da Inglaterra precisou intervir para impedir que a situação não degenere em crise financeira.

A saída foi demitir Kwarteng. Em seu lugar, Jeremy Hunt foi escalado para amenizar a crise e logo nos primeiros dias como ministro das Finanças admitiu os erros do governo e garantiu que tomaria "decisões muito difíceis" diante da crise que o país atravessa. Hunt anunciou na ocasião que "alguns impostos não serão cortados tão rápido quanto as pessoas gostariam. Alguns vão subir". Medidas que foram na contramão da proposta inicial elaborada pelo antecessor e defendidas por Truss. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895