A França enfrenta uma onda de calor sem precedentes antes do verão, que resultou neste domingo em recordes de temperatura para o mês de maio e na morte de um participante de uma corrida em Paris.
Uma dezena de corredores de outra prova, em Maisons-Alfort, na periferia parisiense, foram internados, segundo os bombeiros. A agência climática francesa informou que Paris registrou ontem a primeira temperatura acima de 30°C neste ano (31,9°C).
- Temperaturas de 40°C retornam ao Rio Grande do Sul no fim de fevereiro
- Fenômenos climáticos extremos aumentam na Europa, que teme El Niño
Preocupação com eventos esportivos
Participantes de outras competições esportivas também foram afetados, principalmente nos Alpes Marítimos. Dois eventos foram cancelados por precaução em Menton, na fronteira com a Itália. O Ministério dos Esportes pediu na noite de hoje cautela e "vigilância máxima na prática esportiva".
Segundo a Météo-France, a "onda de calor precoce e significativa" deve-se à presença de uma zona de alta pressão que bloqueia o ar quente procedente do norte da África. Ela deve se intensificar amanhã. Treze departamentos do oeste da França estão sob alerta amarelo, o primeiro nível, devido à onda de calor.