A líder da oposição venezuelana María Corina Machado acusou, nesta segunda-feira (29), o governo de impedir seu retorno à Venezuela, abalada por dois terremotos que deixaram mais de 1.700 mortos. Machado está no exílio desde dezembro, quando protagonizou uma espetacular fuga do País para receber o Prêmio Nobel da Paz em Oslo.
Em um vídeo divulgado no X a partir do Panamá, a opositora afirmou que o governo de Delcy Rodríguez está impedindo sua volta para acompanhar os venezuelanos "nestas horas dilacerantes". Segundo Machado, o governo fechou "o espaço aéreo comercial da Venezuela para impedir" sua entrada. Depois "tiveram que reverter isso, mas ameaçaram aqueles que querem facilitar meu retorno", acrescentou.
- María Corina Machado pede transição na Venezuela sem “rendição” nem “revanche”
- Presidente da Venezuela é vaiada ao se aproximar dos escombros de terremoto no país
- Resgates entram em fase crítica após terremotos na Venezuela
- Busca desesperada por sobreviventes na Venezuela após terremotos que deixaram 188 mortos
- Governo interino da Venezuela e oposição se reúnem com respaldo dos EUA
O aeroporto internacional de Maiquetía, que atende Caracas, foi fechado devido aos danos que sofreu com os terremotos. No entanto, foi reaberto parcialmente para receber voos humanitários, e os aeroportos de Valência (centro) e Maracaibo (oeste) estão operando voos comerciais internacionais.
Há quase seis meses, o então presidente Nicolás Maduro foi capturado em uma operação militar dos Estados Unidos. Sua vice-presidente, Delcy Rodríguez, assumiu como presidente interina e governa sob as pressões de Washington.