O partido do presidente Javier Milei venceu neste domingo as eleições legislativas na Argentina com mais de 40% dos votos, após mais de 90% da apuração, anunciou o Ministério do Interior.
Segundo os resultados parciais, o A Liberdade Avança venceu o Força Pátria, bloco que representa a maior parte da oposição peronista, que obteve 24,5% dos votos, informou o chefe de gabinete, Guillermo Francos.
- Argentina realiza eleições legislativas decisivas para o governo Milei neste domingo
- Milei promete que “Argentina vai mudar” após eleições de domingo
- Fervor por Milei esfria em cidade rural antes das eleições legislativas argentinas
No mês passado, o partido sofreu uma derrota eleitoral, perdendo para a oposição peronista as eleições legislativas da província de Buenos Aires, a mais significativa e populosa do país, levando investidores a buscarem proteção no dólar ante o peso.
Em terceiro lugar ficou o Províncias Unidas, bloco que busca romper a polarização, que obteve 7,1% dos votos. Com este resultado provisório, o governismo amplia sua bancada e se aproxima do um terço necessário nas duas câmaras para blindar seus vetos, mas precisará se aliar a outras forças para avançar em reformas estruturais.
"Milei, querido, o povo está contigo", cantavam centenas de apoiadores do presidente em frente ao bunker do LLA em Buenos Aires. "Estou muito animado. Não esperava um número tão alto", disse à AFP o consultor de marketing Facundo Campos, 38. "Gritei como se fosse o gol do último mundial.’