Torre da catedral de Notre Dame desmorona em grande incêndio em Paris
capa

Torre da catedral de Notre Dame desmorona em grande incêndio em Paris

Operação tenta salvar as obras de arte no local

Por
AFP, R7 e AE

Incêndio atingiu a catedral de Notre Dame

publicidade

A torre da catedral de Notre Dame desmoronou após ser atingida por um grande incêndio em Paris nesta segunda.  "A partir de agora, uma missão especial foi iniciada para tentar salvar todas as obras de arte que for possível". "A prioridade foi dada para garantir a área ao redor para proteger os turistas locais do risco de colapso", acrescentou o vice-prefeito da capital francesa, Emmanuel Grégoire, em entrevista a um canal de notícias, o BFMTV.  Conforme os bombeiros, o fogo começou na parte superior da catedral. As chamas se projetaram, além de seus dois sinos torres e destruíram também o pináculo do local.

 "Não restará nada da estrutura (do teto), que data do século XIX de um lado e do XIII do outro", lamentou pouco antes André Finot, porta-voz da catedral. O presidente Emmanuel Macron, que cancelou um importante discurso marcado para a noite desta segunda-feira em resposta aos "coletes amarelos", irá para o pátio da Notre-Dame de Paris, anunciou a presidência francesa. O Chefe de Estado havia acabado de gravar seu discurso televisionado, adiado para o momento sem nova data anunciada. O primeiro-ministro Edouard Philippe também visitará o lugar, informou seu gabinete.  

A catedral de Notre Dame, com cerca de 13 milhões de visitantes ao ano, é o monumento histórico mais frequentado da Europa, que data de 1163.  De acordo com o porta-voz do local, o incêndio começou no fim da tarde, hora local. Repórteres do jornal francês Le Parisien relataram que vários andaimes que circundaram a construção começaram a desabar por volta das 19h no horário local (14h no horário de Brasília). 

No Twitter, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, publicou que um "terrível incêndio" toma conta de Notre Dame. Anne pediu que a população respeite o perímetro de segurança estabelecido pelos bombeiros que tentam controlar as chamas. 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, twittou que o incêndio em Paris é "horrível". "É tão horrível ver o enorme incêndio na catedral de Notre-Dame em Paris. Talvez possam usar aviões-tanque para apagá-lo. É preciso agir rapidamente!", afirma o tuíte.

Vídeos