O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou-se nesta terça-feira favorável à proibição das exportações de diesel. A medida vem após os preços do combustível dispararem devido à guerra no Oriente Médio.
Trump afirmou que os Estados Unidos produzem diesel em quantidade suficiente e que uma restrição às exportações poderia ter algum efeito sobre os preços da gasolina. O líder da maioria republicana no Senado, John Thune, também afirmou estar aberto à possibilidade, caso a medida ajude a reduzir a pressão sobre os preços. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, disse que o governo avalia a capacidade global de refino e a eficácia de uma proibição total ou parcial.
Tensões no Oriente Médio e impacto eleitoral
Estados Unidos e Israel iniciaram em fevereiro a guerra, com ataques contra o Irã, que, em resposta, expandiu o conflito no Oriente Médio. O consequente aumento nos preços dos combustíveis tornou-se uma questão política nos Estados Unidos, onde os republicanos temem uma derrota nas eleições de meio de mandato, em novembro.
- Trump suspende restrições ao transporte marítimo de petróleo durante guerra no Oriente Médio
- Trump: deter Irã é mais importante que preços do petróleo
O diesel é utilizado principalmente por caminhoneiros e agricultores e vem registrando preços recordes. A alta dos combustíveis também se tornou uma questão política nos Estados Unidos, diante das eleições de meio de mandato previstas para novembro.
Em junho, os Estados Unidos exportavam mais de 1,4 milhão de barris por dia de produtos destilados, categoria que inclui principalmente o diesel, segundo dados da Agência de Informação de Energia americana.