Mundo

Trump diz que China “não quer” invadir Taiwan

Mandatário foi questionado sobre relatos do Pentágono que indicavam que Pequim considera realizar essa operação em 2027

Donald Trump fez declaração antes de um almoço de trabalho com o primeiro-ministro australiano
Donald Trump fez declaração antes de um almoço de trabalho com o primeiro-ministro australiano Foto : Saul Loeb / AFP / CP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou dúvidas nesta segunda-feira sobre a invasão de Taiwan pela China e anunciou que planeja viajar ao país no início do ano que vem.

"Acho que tudo ficará bem com a China. A China não quer fazer isso”, disse Trump a repórteres ao ser questionado sobre relatos do Pentágono que indicavam que Pequim considera realizar essa operação em 2027, e antes de um almoço de trabalho com o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese.

Sem afirmar explicitamente que autorizaria o uso da força para defender Taiwan, o presidente republicano declarou que a China sabe que os EUA são "de longe, a potência militar mais forte do mundo”.

"Temos o melhor de tudo, e ninguém vai mexer com isso. E não vejo isso acontecendo, de forma alguma, com o presidente Xi,” afirmou Trump. "Acho que vamos nos dar muito bem no que diz respeito a Taiwan e outros assuntos”, acrescentou.

Veja Também

O presidente americano terá a primeira reunião com Xi de seu segundo mandato quando ambos visitarem a Coreia do Sul no fim deste mês para uma cúpula Ásia-Pacífico.

Trump afirmou, ainda, que sua prioridade era alcançar um acordo comercial "justo” com a China. "Quero ser bom com a China. Adoro minha relação com o presidente Xi. Temos uma ótima relação”, declarou o republicano.