Mundo

Trump diz que deve ir ao Oriente Médio no fim de semana para selar acordo de paz em Gaza

“Nossa negociação final, como sabem, é com o Hamas, e parece avançar bem”, afirmou Trump

Presidente dos EUA falou a jornalistas na Casa Branca
Presidente dos EUA falou a jornalistas na Casa Branca Foto : Jim Watson / AFP / CP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira, 8, que poderia ir ao Oriente Médio no fim da semana, porque um acordo de paz entre Israel e o Hamas estaria "muito próximo".

"Pode ser que eu vá em algum momento no fim da semana, talvez no domingo", indicou Trump a jornalistas na Casa Branca. "Vamos ver, mas há uma chance muito boa (...) Nossa negociação final, como sabem, é com o Hamas, e parece avançar bem."

Trump informou que havia acabado de conversar por telefone com funcionários no Oriente Médio, onde seu enviado especial, Steve Witkoff, e seu genro, Jared Kushner, somaram-se às discussões no Egito.

"Paz para o Oriente Médio: esta é uma frase bonita e esperamos que se torne realidade, está muito perto", acrescentou o presidente. "Temos uma grande equipe lá, grandes negociadores também do outro lado. É algo que acredito que vai acontecer."

Veja Também

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, disse mais cedo que havia recebido sinais "animadores" e destacou o apoio de Trump, cuja proposta de paz de 20 pontos constitui a base das negociações. O Hamas também expressou otimismo em relação às discussões indiretas com Israel.