Trump diz que firmará “em breve” acordo sobre minerais com Ucrânia

Trump diz que firmará “em breve” acordo sobre minerais com Ucrânia

Em discurso na Casa Branca, presidente também disse que firmou um decreto para aumentar a produção americana de minerais críticos

AFP

"Também firmamos acordos em vários lugares para desbloquear terras raras e minerais e muitas outras coisas em todo o mundo, mas particularmente na Ucrânia", disse

publicidade

O presidente Donald Trump declarou nesta quinta-feira (20) que os Estados Unidos vão assinar "em breve" um acordo com a Ucrânia para terem acesso a seus minerais de terras raras.

Em discurso na Casa Branca, Trump também disse que firmou um decreto para aumentar a produção americana de minerais críticos.

"Uma das coisas que estamos fazendo é firmar um acordo em breve relativo às terras raras com a Ucrânia, que tem um tremendo valor em terras raras, e apreciamos isso", disse o mandatário.

"Também firmamos acordos em vários lugares para desbloquear terras raras e minerais e muitas outras coisas em todo o mundo, mas particularmente na Ucrânia", disse.

Veja Também

Trump pressiona o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, para que firme acordos econômicos em compensação pelo apoio americano à resistência contra a invasão russa.

Ele mantém seu enfoque, sobretudo, na riqueza mineral da Ucrânia.

O solo ucraniano abriga 5% dos recursos minerais do mundo, como ferro, manganês, titânio, lítio e urânio. Mas não explora comercialmente suas terras raras, que abrangem 17 metais.

No mês passado, Zelensky bloqueou um acordo para dar acesso aos americanos à exploração de seus recursos minerais porque não incluía garantias de segurança suficientes contra a agressão russa.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895