Zelensky afirma que está pronto para conversar com Putin, mas sem ultimato

Zelensky afirma que está pronto para conversar com Putin, mas sem ultimato

Presidente da Ucrânia defende a necessidade de se encontrar um acordo

AE

Zelensky disse ainda que o governo não reconhece a Crimeia como parte da Federação Russa

publicidade

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira, que está pronto para conversar com o homólogo russo, Vladimir Putin, imediatamente, e que é necessário encontrar um acordo, mas com a condição de que não haja um ultimato.

Em entrevista à rede italiana de televisão, Zelensky disse ainda que o governo não reconhece a Crimeia como parte da Federação Russa, e que a região possui sua autonomia, mas dentro do território da Ucrânia.

Número de refugiados da guerra na Ucrânia supera 6 milhões, diz ONU

Mais de 6 milhões de refugiados fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro, informou o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR) nesta quinta-feira (12).

Em 11 de maio, 6.029.705 ucranianos haviam fugido para países vizinhos, segundo o site da agência. A Polônia recebeu 3.272.943 pessoas, mais da metade do número de refugiados. As mulheres e as crianças representam 90% do total, já que homens entre 18 e 60 anos podem ser mobilizados pelo exército e são impedidos de deixar a Ucrânia.

O fluxo para as fronteiras diminuiu consideravelmente nas últimas semanas. Em março, quase 3,4 milhões de ucranianos fugiram do país, muitos deles com quase nada nas costas. Em abril, eram 1,5 milhão. E de 1 a 11 de maio, 493 mil.

Veja Também



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895