Zelensky promete reconstruir Ucrânia após guerra e diz que Rússia pagará por estragos

Zelensky promete reconstruir Ucrânia após guerra e diz que Rússia pagará por estragos

Presidente ucraniano afirmou que governo russo aprenderá a palavra "reparação"

AFP

publicidade

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, prometeu nesta quinta-feira (3) que "reconstruirá cada edifício" de seu país destruído pelas forças russas e garantiu que a Rússia pagará por isso.

"Vamos reconstruir cada edifício, cada rua, cada cidade, e dizemos à Rússia: aprenda a palavra 'reparação'", declarou Zelensky, em uma mensagem de vídeo. "Eles vão nos reembolsar totalmente por tudo o que fizeram contra nosso Estado, contra cada ucraniano", acrescentou.

Exôdo 

Uma semana após o início da invasão da Ucrânia, mais de 1 milhão de pessoas já deixaram o país, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). O êxodo é o mais rápido registrado neste século, segundo a agência da Organização das Nações Unidas (ONU).

O número de refugiados representa mais de 2% da população da Ucrânia, estimada pelo Banco Mundial em 44 milhões de pessoas no fim de 2020. A Acnur informou ainda que o êxodo está longe do fim e que ao menos 4 milhões de ucranianos e estrangeiros que vivem no país tentarão cruzar as fronteiras durante o conflito.

O alto comissário das Nações Unidas para Refugiados, Filippo Grandi, fez um apelo para que "as armas silenciem" na Ucrânia, para que a ajuda humanitária consiga ingressar no país. 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895