Um adolescente foi baleado após disparar contra policiais militares durante uma perseguição na madrugada desta terça-feira, na zona Norte de Porto Alegre. O jovem de 17 anos estava a bordo de um veículo roubado na Região Metropolitana. Um casal que atuava para dar cobertura a ele foi preso e outro suspeito conseguiu fugir.
De acordo com a Brigada Militar, a ocorrência teve início por volta da 0h45min, quando um Volkswagen Gol em situação de roubo circulava por ruas no distrito industrial de Alvorada. O veículo era acompanhado por outro, um Hyundai HB20, que guiava metros a frente para evitar uma possível ação policial.
Ainda segundo a corporação, os dois automóveis aceleraram no momento da aproximação de viaturas do 24º BPM, rumando em tentativa de fuga para a Capital. Houve perseguição e, no bairro Santa Rosa de Lima, um dos carros colidiu contra um veículo estacionado e outro foi abordado na sequência.
O motorista do Volkswagen Gol desembarcou e conseguiu fugir, mas o passageiro, o adolescente, estava armado e, mesmo após receber ordem para não reagir, insistiu em atirar contra a guarnição.
Ele acabou sendo baleado e foi socorrido no Hospital Cristo Redentor, onde permanece sob custódia. O veículo roubado foi recuperado. Nenhum policial militar ficou ferido na ação.
O menor de idade já somava registros por tráfico de drogas. Uma pistola calibre 9 milímetros e com 13 munições foi apreendida em posse dele. A arma, considerada de alta letalidade, é de uso restrito às forças de segurança.
Já no outro automóvel, o HB20, estava um casal, de 25 e 26 anos. Nenhum deles tinha antecedentes, mas os dois são apontados como sendo integrantes de uma facção criminosa. A dupla foi presa em flagrante no local.