Um homem e dois adolescentes morreram na madrugada desta quinta-feira em Garibaldi, na Serra gaúcha. As mortes ocorreram no intervalo de 15 minutos, sendo um homicídio e outras duas em confronto com a Brigada Militar. Os três envolvidos, segundo a corporação, teriam relação com facções.
Os mortos foram identificados como Antônio Marcos Junior, de 47 anos, e dois adolescentes, de 17 anos e de 15 anos. O mais velho somava antecedentes por ameaça, furto, posse de entorpecentes e roubo. A dupla de jovens tinha registros de atos análogos a disparo de arma de fogo e lesão corporal.
De acordo com o 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT), os adolescentes teriam executado o homem dentro de casa no bairro Fenachamp, por volta das 1h45min. Depois, teriam fugido em um Chevrolet Onix.
Pelas 2h, guarnições da Força Tática localizaram o veículo dos suspeitos no bairro Três Lagoas, onde houve tentativa de abordagem. Conforme o 3º BPAT, eles efetuaram disparos contra os policiais, que revidaram. Os dois morreram no local. Nenhum PM ficou ferido. Foram apreendidas uma submetralhadora artesanal calibre 9 milímetros e com 16 munições, uma pistola 380 com sete munições, uma pistola calibre 765 com oito munições. Além disso, também foram localizados quatro coletes balísticas.
A Polícia Civil não descarta relação dos envolvidos com a guerra entre as facções Os Manos e Os Abertos, que disputam pontos de tráfico na Serra. Desde setembro, o conflito provocou ao menos dez mortes na região.