Após receber uma denúncia, a equipe do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) deslocou-se a divisa dos municípios de Nova Alvorada e Itapuca e constatou em uma propriedade a atividade de silvicultura, que é o cultivo de árvores para fins comerciais, como a produção de madeira e de celulose.
Em inspeção no local, constatou-se a supressão de vegetação, atingindo uma área aproximada de 22,5 hectares. Foram destruídas árvores de eucalipto (Eucalyptus sp). O responsável pela área não possuía licença ou autorização ambiental e tampouco acompanhamento técnico habilitado para o manejo da vegetação.
Por meio de consulta ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), verificou-se que a área afetada encontra-se inserida em Área de Reserva Legal, o que agrava a infração ambiental. A intervenção provocou a destruição de floresta ombrófila mista e do sub-bosque nativo, provocando significativo dano ambiental à flora e à fauna. Estima-se que foram retirados quatro mil metros estéreos de madeira e toras de eucalipto. Diante do crime ambiental, foi lavrado um Boletim de Ocorrência Policial.
Brigada Militar flagra destruição de vegetação em Área de Reserva Legal no interior de Itapuca
A BM estima que foram retirados quatro mil metros estéreos de madeira e toras de eucalipto
Veja Também