Brigada Militar recebe 274 novos veículos no aniversário de 185 anos de história no RS

Brigada Militar recebe 274 novos veículos no aniversário de 185 anos de história no RS

Tratam-se de 242 motocicletas Yamaha Lander e de 32 viaturas semi blindadas Renault Duster, sendo destinadas para 53 cidades gaúchas

Correio do Povo

Investimento é de R$ 16,3 milhões, do programa Avançar na Segurança

publicidade

A celebração pelos 185 anos da Brigada Militar foi marcada na manhã desta sexta-feira pelo recebimento de 242 motocicletas Yamaha Lander 250 cilindradas e de 32 viaturas semi blindadas Renault Duster durante solenidade de aniversário da instituição, que ocorreu na Academia de Polícia Militar (APM), no bairro Partenon, em Porto Alegre. O investimento foi de R$ 16,3 milhões por meio de recursos do programa Avançar na Segurança, do Governo do Estado.

A cerimônia contou ainda com homenagens e a entrega do Espadim Tiradentes para 64 alunos oficiais da 9ª turma do Curso Superior de Polícia Militar. A formação tem como objetivo preparar futuros oficiais comandantes das tropas.

O governador Ranolfo Vieira Júnior e o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Vanius Santarosa, além do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, estiveram presentes, entre outras autoridades e convidados. "A história desta instituição se confunde com a história do Rio Grande. Posso afirmar com toda a certeza: a Brigada Militar é sim a melhor polícia militar do nosso país”, afirmou Ranolfo Vieira Júnior em seu discurso. "Parabéns aos homens e mulheres, que fazem, fizeram e farão o dia a dia da segurança, protegendo a sociedade gaúcha", destacou.

"Temos 185 anos de história, de bons serviços prestados à comunidade", disse Santarosa. "A segurança pública vem apresentando indicadores extremamente positivos", frisou. "Isso é fruto do comprometimento de todos os operadores de segurança pública, mas esse sucesso se dá também pela injeção de recursos financeiros", acrescentou. "Muitos ao longo desses 185 anos deram suas vidas em prol da segurança da comunidade. Vida longa à Brigada Militar", declarou. 

"Devemos encaminhar, nos próximos dias, para apreciação, solicitação de autorização para abertura de novo concurso público para o preenchimento dos cargos de capitão da Brigada Militar", anunciou por sua vez o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli. "Atualmente, a Academia de Polícia Militar trabalha a formação de duas turmas de alunos oficiais, num total de 132 aspirantes a oficial, os quais, num futuro próximo, se somarão aos 141 oficiais formados este ano", acrescentou. "Irão reforçar nossas fileiras em unidades operacionais, qualificando a atividade de fiscalização e gestão operacional em prol da melhoria na prestação de serviços à sociedade gaúcha", complementou.

As viaturas serão destinadas ao policiamento ostensivo de 32 municípios do interior. Já as motos serão empregadas em 21 cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre, incluindo Capital, e também do Interior. "Com mais essa entrega, já são mais de 7800 viaturas entregues, a Brigada Militar seguirá qualificando e aprimorando a prestação de serviços oferecidos à sociedade gaúcha", assinalou Feoli.

O aniversário da BM contou ainda com o lançamento do documentário "Saúde da Brigada Militar".

Foto: André Mello / Especial / CP


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895