A Brigada Militar zerou o tempo de espera no telefone 190 em Porto Alegre. Isso ocorreu apesar do contato receber, em média, um chamado por minuto, conforme dados do Centro Integrado de Operações e Emergência (Copom).
De abril a setembro de 2025, o número de ligações somou 268.990, o que representa uma média mensal de 44.832 atendimentos, 1.494 por dia e 62 por hora. A tendência, segundo o comando, é de aumento nos meses mais quentes do ano.
“Nós conseguimos zerar a fila de espera. Hoje, o operador não demora mais do que dez segundos para atender a ligação”, afirma o oficial. Moraes destaca que todo o fluxo de atendimento é monitorado. “Todas as nossas ligações são gravadas, o que garante uma auditoria, caso seja necessário. Tem sido um trabalho bem intenso. Diminuímos bastante o nosso tempo resposta”, afirmou o comandante do Copom, tenente-coronel Cristiano Moraes.
O tempo de resposta às chamadas também foi reduzido em aproximadamente 80%. “O que as pessoas têm que entender é o seguinte: recebemos a demanda, atendemos, geramos o protocolo e aí entra a questão do tempo-resposta. Depende do que temos à disposição na rua, naquele exato momento do dia. Às vezes, em horários de pico, com número excessivo de demandas, pode ser que a equipe demore um pouco mais para chegar”, observou Moraes.
O comandante ainda destacou que a melhoria no serviço contou com reforço operacional. “Com o apoio das equipes de rua, a implementação de 58 novas viaturas no Comando de Policiamento da Capital, além do uso de motos e da Força Tática, conseguimos atender melhor a população”, complementou o tenente-coronel Moraes.